Categories
Drawing process

PROCESSO DE UMA ILUSTRAÇÃO DE PAISAGEM URBANA – Pelourinho

Neste post mostro a realização de uma ilustração de paisagem urbana por meio do desenho à mão livre e com instrumentos tradicionais, usando a técnica mista com grafite, pasteis secos e nanquim.

As imagens que seguem mostram a foto das etapas de elaboração do desenho de uma rua no bairro histórico do Pelourinho, em Salvador da Bahia (Brasil).

13 etapas da ilustração de paisagem urbana

1 – Esboçar com grafite somente as principais linhas de contorno dos elementos maiores da composição, usando um traço livre e solto, típico do desenho gestual.

Figura 1

2 – Colorir a fachada do objeto maior usando o pastel seco macio em barra, deixando o pigmento espalhado por linhas paralelas e equidistantes. Não é necessário ser rigoroso com a precisão dos traços coloridos.

Figura 2

3 – Espalhar uniformemente o pigmento colorido usando um pedaço de papel higiênico macio ou papel toalha absorvente. Desta forma o pigmento do pastel tem maior aderência à folha. Esta técnica será usada várias vezes para colorir toda a ilustração.

Figura 3
Aqui te mostro como usar o pastel seco com o papel higiênico

4 – Com lápis ou lapiseira de grafite HB, desenhar os detalhes internos das fachadas, como portas e janelas. Nessa primeira fase de construção geral do desenho não é necessário usar régua. Com um traço leve do desenho gestual, a ilustração começa a ganhar forma.

Figura 4

5 – Preencher a cor do céu com o pastel seco macio, com linhas paralelas na intenção de deixar o pigmento colorido na folha. Após o céu, repetir o mesmo procedimento com as cores das outras fachadas das edificações e o pavimento.

Figura 5

6 – Com a técnica do papel macio absorvente (já mostrado na figura 3), espalhar a cor na superfície, fazendo movimentos circulares e pressionando o papel com uma maior intensidade para fixar as cores na folha.

Figura 6

Se quiser experimentar os pasteis secos, recomendo usar um conjunto de mínimo 12 cores de pasteis macios

7 – Por cima da base de cores, marcar com mais força e precisaõ as linhas de portas, janelas, lâmpada, vasos e todas as decorações arquitetônicas.

Ilustração de paisagem urbana - Pelourinho
Figura 7

8 – Reforçar as cores das edificações e do céu usando outra camada de pastel seco, com o objetivo de uniformizar a superfície preenchida e dar mais intensidade às cores.

Ilustração de paisagem urbana - Pelourinho
Figura 8

Etapas de detalhamento da ilustração de paisagem urbana

9 – Agora é o momento de traçar as linhas com mais precisão e usando os instrumentos tradicionais como régua ou esquadro. Nessa etapa é importante usar uma linha de grafite fina (0.5 mm). Recomenda-se prestar bastante atenção aos detalhes, pois esse será o traçado definitivo da ilustração.

Ilustração de paisagem urbana - Pelourinho
Figura 9

10 – Traçar o desenho com nanquim (0.1 mm) por cima das linhas feitas em grafite. Pode ser usada régua ou esquadro para obter a precisão das linhas.

Ilustração de paisagem urbana - Pelourinho
Figura 10

11 – Limpar as áreas iluminadas usando a borracha maleável, que vai tirar o excesso de pastel nas partes claras do desenho. A intenção é dar um efeito mais realista às superfícies.

ilustração de paisagem urbana - Pelourinho
Figura 11

12 – Com a ajuda de um lápis de grafite macio (ex. 6B), é importante marcar as partes escuras do céu e enfatizar os gradientes de sombra nas outras superfícies das edificações. Desse modo, o pastel seco é integrado ao grafite. Para esfumar o pigmento das cores com o grafite, pode ser usado um pincel ou um pedaço de papel macio.

ilustração de paisagem urbana - Pelourinho
Figura 12

13 – Nessa última etapa é preciso ter bastante dedicação aos detalhes. Desenhar com grafite as pedras do piso, as plantas e os detalhes da calçada. Usar o grafite sobreposto às cores para fazer as sombras projetadas dos objetos (molduras de janelas, plantas). Reforçar algumas linhas mais escuras com naquim. Por fim, o desenho deve ser protegido usando um fixador em spray fosco.

Ilustração de paisagem urbana - Pelourinho
Figura 13

Conclusão

Como foi mostrado, a técnica do pastel seco foi usada de forma totalmente integrada ao grafite. É possível pintar primeiro e traçar as linhas de contorno depois, sobrepondo o grafite ao pastel seco, ou também fazer o contrário – primeiro o pastel, depois o grafite.

Esta técnica usa o método das camadas sobrepostas, começando pela camada mais clara até a mais escura e definida. Pode-se adicionar tantas camadas quantas forem necessárias até conseguir um resultado satisfatório da ilustração.

Para ler este post em inglês, clique aqui.

Author

  • MATTEO NIGRO

    Architect and illustrator with a passion for hand drawing. Italian living in Brazil. My mission is to help people visualize and create the spaces of their dreams through the art of drawing.

    View all posts

2 replies on “PROCESSO DE UMA ILUSTRAÇÃO DE PAISAGEM URBANA – Pelourinho”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.