COMO DESENHAR UM CARRO SIMPLES
Como desenhar um carro com lápis de grafite e pastel seco: processo do desenho em 4 fases
O desenho de observação é uma modalidade artística que pode ser desenvolvida a partir de uma foto ou olhando diretamente o objeto ao vivo. A prática de desenho ao vivo deu origem ao movimento mundial dos Urban Sketchers – são grupos de desenhistas que se reúnem para desenhar diretamente os espaços urbanos com todas as componentes da paisagem, cada um com sua personalidade e estilo.
Vamos apresentar aqui as etapas do processo de desenho de um carro fotografado na Itália, na cidade de Polignano a Mare (Puglia).
Etapa 1 – como desenhar um carro
Antes de tudo, para começar o desenho foi identificado o centro da folha e as margens de espaço vazio entre os limites do carro e os limites da folha. Desse modo marca-se logo a posição do objeto na folha e garantir que a imagem caiba com conforto no espaço disponível. Portanto, se não observar logo essa etapa, e começar a traçar as linhas definitivas do objeto, corre-se o risco de o objeto não caber na folha ou ficar decentralizado.
Em seguida foram traçadas com lápis de grafite as primeiras linhas do objeto observado, sem cuidar dos detalhes, mas apenas esboçando as formas gerais (figura 1).
Etapa 2 – como desenhar um carro
A próxima etapa é começar a observar os detalhes do objeto e traçar as linhas com mais precisão e definição. Além das linhas, é importante já esboçar as sombras que vão ajudar a guiar com mais facilidade o desenho. Nesse caso linhas e sombras são realizadas ao mesmo tempo com grafite (figura 2).
Etapa 3 – como desenhar um carro
Depois da organização das linhas em grafite, a etapa seguinte é passar o desenho com nanquim (figura 3). Pode ser totalmente à mão livre ou podem ser usados esquadros ou régua para os trechos com linhas retas. Nesse desenho foi usado o nanquim com ponta 0.1 e em alguns trechos 0.3.
Após o nanquim, é necessário o uso da borracha para limpar algumas hachuras ou linhas repetidas do desenho em grafite. Nesse caso a maioria das linhas em grafite permaneceram junto com o traço a nanquim sobreposto.
Etapa 4
A última etapa do desenho é aplicar as cores e enfatizar as luzes e sombras do objeto (figura 4). Nesse caso foram usadas apenas duas cores (azul e vermelho escuro). Os materiais das cores usados foram barra de pastel seco macio, que é aplicado por camadas a começar do mais claro para o mais escuro (mais saturado). Para espalhar o pigmento das barras de pastel de forma a criar gradientes, é usado um pedaço de papel absorvente (ou papel higiênico).
Além disso, após a aplicação das cores, é necessário cobrir as áreas mais sombreadas e escuras com o grafite. Com isso, é importante também usar a borracha para deixar as partes iluminadas mais claras, dando mais volume ao objeto. Por fim, pode-se remarcar algumas linhas de contorno com nanquim que podem ter sido cobertas com o pigmento do pastel.
Para a versão do texto em Inglês, clique aqui.