Reportagem ilustrada – do desenho ao jornalismo: princípios básicos, técnicas e recursos
Autores: Gary Embury, Mario Minihiello [tradução Alexandre Salvaterra]
São Paulo: Gustavo Gili, 2018
166 páginas
Eventos culturais, manifestações, protestos, conflitos armados, investigações jornalísticas…
A narração dos acontecimentos relevantes por meio do desenho é uma prática com uma longa história e que está despertando interesse nos últimos anos.
A reportagem ilustrada registra fatos valendo-se da linguagem visual, mas, de modo diverso de outros meios gráficos como a fotografia, suas histórias surgem diretamente do desenho à mão, incorporando o olhar a experiência e a reflexão de seu autor. Essas são sua força e singularidade.
Reportagem ilustrada é uma introdução magnífica e completa a esse gênero do jornalismo visual. Dirigido a estudantes e profissionais do desenho e da comunicação visual, o livro apresenta os materiais, as técnicas e os métodos de trabalho dessa especialidade, bem como as chaves práticas e teóricas para narrar histórias com imagens desenhadas de modo instantâneo. Com mais de duzentas ilustrações originais a cores, a obra inclui mais de 25 tópicos práticos – exercícios, estudos de caso e entrevistas com ilustradores de renome internacional – que oferecem um panorama prático e atualizado da reportagem ilustrada.
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Sumário do livro – reportagem ilustrada
Capítulo 1 – O que é o desenho de reportagem
– Os antecedentes históricos
– O surgimento da reportagem e a influência do repórter-artista de guerra
– A câmera e o olho
– Estudo de caso: George Butler: Síria
– Entrevista com Jill Gibbon
Capítulo 2 – Materiais, técnicas e métodos
– Escolhendo os materiais certos
– A tecnologia e as mídias digitais
– Estudo de caso: Jenny Soep: Registrando um evento ao vivo – festival de música
– Exercício: Desenhando um evento ao vivo
– Entrevista com Julia Midgley
– Entrevista com Tim Vyner
Capítulo 3 – Desenvolvendo uma linguagem visual
– As abordagens individuais
– Estudo de caso: Jedidiah Dore: Documentando a cidade de Nova York
– Estudo de caso: Sue Coe: O Parque Natural dos Elefantes, Tailândia
– Exercício: Desenvolvendo sua linguagem visual própria
– Entrevista com o grupo de artistas-repórteres First Hand
– Entrevista com Olivier Kugler
Capítulo 4 – como começar
– Resolvendo a logística
– Orçamentos
– Calculando prazo de entrega e despesas
– O primeiro dia
– Trabalhando com as pessoas
– Incluindo o contexto
– Conselhos de campo
– Estudo de caso: Gary Embury: O projeto das bicicletas de Bristol
– Entrevista com Lucinda Rogers
– Entrevista com Jenny Soep
Capítulo 5 – criando um senso de lugar
– Estudo de caso: Veronica Lawlor: Restauro do Charles W. Morgan
– Diretrizes para desenhar in loco
– Estudo de caso: Luisa Crosbie: Camarim do Her Majesty’s Theatre, Londres
– Estudo de caso: Anne Howeson: O desenho e a memória
– Entrevista com Bo Soremsky
Capítulo 6 – criando uma narrativa
– Usando o ambiente para contar uma história
– Desenvolvendo a história
– Esboçando sua história
– Entrevista com Louis Netter
– Entrevista com Chloé Regan
– Exercício: criando uma história de um ponto de vista fixo
Capítulo 7 – tornando-se um jornalista visual
– Criando um portfólio convencional (impresso)
– Criando um portfólio digital
– Editando seu portfólio
– O mundo profissional
– O trabalho como freela
– Os impostos
– Os prós e os contras
– O pagamento
– Conseguindo trabalho
– Desenhando eventos
– Trabalho comercial
– Trabalhando com uma galeria
– Desenvolvendo uma reputação e um histórico positivos
– Telefonema direto para agendar entrevistas
– Compartilhando seu trabalho
– Recursos para o design de websites e as plataformas de hospedagem online
– Estratégias para estar online
– A estratégia
– A propriedade intelectual
– Entendendo seu papel e negociando um briefing
– Trabalhando de modo efetivo com um briefing
– Seleção da história e desenvolvimento do conteúdo do briefing
– Estudo de caso: Mario Minichiello: Trabalhando para o Weekend Financial Times
– Exercício: Desenvolvendo um briefing de ilustrações de reportagem
Conclusão
– O jornalismo cidadão
– Estudo de caso: O legado de Feliks Topolski
– Entrevista com Martin Harrison, ex diretor de arte sênior do jornal The Times