A calçada de concreto liso é uma escolha apropriada para áreas externas, tanto para espaços públicos como privados, devido à sua durabilidade, facilidade de manutenção e a sua estética limpa. A seguir, encontra-se a descrição das etapas para a construção de uma calçada de concreto liso para um passeio público (figura 1).
A seguir, na figura 2, em três escalas diferentes, são mostradas as cotas em metros de cada componente da calçada de concreto liso.
Preparação do terreno
Dada a prévia instalação do meio-fio pré-moldado (figura 3), antes de construir a calçada é necessário marcar a área com estacas de madeira ou metal e linhas de referência. Em seguida, remover a vegetação existente no local, sujeira e detritos no terreno.
A depender da cota do terreno e da cota final da calçada, pode-se cavar alguns centímetros de profundidade. Com isso, uma etapa importante é compactar o solo escavado, utilizando um compactador de solo para garantir uma base uniforme e estável.
Em áreas onde o solo é muito úmido e pode afetar a cura do concreto, é útil a utilização de lona plástica diretamente sobre o solo compactado, impedindo que a umidade do solo penetre no concreto.
Além disso, é indicado usar a lona plástica em locais onde há contaminação do solo, para evitar que substâncias nocivas entrem em contato com o concreto.
Criação da primeira base da calçada de concreto
Por cima do solo compactado, ou da lona plástica opcional, espalhar cuidadosamente uma camada de brita ou cascalho com 3cm de espessura (figura 4). Esse lastro de brita deve ser compactado (tecnicamente: apiloado) para criar uma base sólida e resistente às cargas que irá suportar a calçada.
Armadura para o concreto
Antes de despejar o concreto, é importante colocar a armadura de aço sobre a base preparada. A armadura ajuda a reforçar a calçada, tornando-a mais resistente à tração e evitando rachaduras. Para uma calçada pública destinada ao tráfego de pessoas, o material de armadura mais indicado é a tela de aço (também chamada de malha de aço). Ela oferece uma boa resistência à tração e ajuda a evitar rachaduras no concreto devido à expansão e contração térmica, movimentos do solo e cargas de tráfego.
Nesse exemplo é usada uma tela com 20cm de espaçamento estre as barras de aço, o que é adequado ao trafego de pessoas. Quanto menor o espaçamento, maior a resistência.
Durante a instalação da armadura é oportuno garantir uma altura mínima, para manter a malha de aço elevada do solo e centralizada na espessura do concreto (figura 5), podendo utilizar suportes de concreto, pedra, ou metal.
Preparação do concreto
Para produzir o concreto da calçada, a Associação Brasileira de Cimento Portland recomenda usar um traço em volume de 1:2:3 (1 parte de cimento, 2 partes de areia, 3 partes de brita).
A esta mistura adicionar a quantidade correta de água, gradualmente, até obter uma massa homogênea com a consistência desejada.
Lançamento e espalhamento do concreto
Com a base e a armação prontas, pode-se lançar o concreto na área delimitada. Deve ser espalhado com uma enxada e regularizado até o nível do meio-fio com uma régua de madeira. Neste caso, a camada de concreto será cerca de 4 cm acima da malha de aço (figura 6).
É importante também garantir uma declividade mínima da calçada para facilitar o escoamento das águas pluviais.
Acabamento
Para garantir que o concreto esteja uniformemente distribuído, pode-se passar uma desempenadeira de madeira sobre a superfície.
Após isso, pode-se fazer o acabamento final da seguinte forma: 1) aguardar até que o concreto esteja firme o suficiente para suportar o peso de uma pessoa, mas ainda úmido; 2) jogar na superfície úmida, com as mãos, uma mistura leve de cimento seco e areia fina, e fazer o alisamento com uma desempenadeira de aço, gerando uma superfície uniforme.
É importante não confundir o procedimento deste acabamento com o polimento do cimento queimado. Na calçada de concreto, a superfície não fica excessivamente lisa (escorregadia); a sua textura superficial continua um pouco áspera, pois é uma pavimentação que recebe continuamente tráfego de pedestres.
Juntas de dilatação
Quando o concreto estiver no ponto certo de cura (pode estar ainda úmido, mas firme o suficiente para não se deformar), é importante criar as juntas de dilatação para controlar as rachaduras que podem surgir devido à expansão e contração do concreto.
As juntas têm geralmente de 2 a 3 metros de distância uma da outra, e são traçada perpendicularmente ao meio-fio (como na figura 1, anteriormente mostrada).
As juntas podem ser criadas de diversas formas, com ou sem material de preenchimento. Neste caso de uma calçada pública é suficiente usar um cortador elétrico de junta de concreto, cortando uma linha reta com profundidade de 1,5 a 2cm, dependendo da espessura da calçada. Para uma calçada de 7cm é suficiente uma junta de dilatação com 1,5 cm de profundidade. Quanto maior for a espessura do concreto, mais profunda será a junta de dilatação.
Se eventualmente houver o desejo de preencher a junta de dilatação para evitar que detritos, sujeira e água se acumulem nas juntas, pode-se usar diversos materiais como massa de vedação, selantes de poliuretano, ou materiais de borracha.
Cura e manutenção da calçada de concreto
Para melhorar a cura do concreto, nos primeiros sete dias é oportuno manter a calçada úmida, e cobrir a calçada com uma lona plástica para evitar a evaporação rápida da umidade. Dessa forma evita-se o surgimento de rachaduras no concreto, aumentando a sua resistência e durabilidade.
Na primeira semana deve-se evitar o tráfego pesado sobre a calçada para permitir que o concreto endureça completamente.
Aprenda mais sobre detalhamento construtivo de pisos.